Imediatamente antes do início do jogo de qualificação diante da Jordânia, chegava a notícia: a selecção feminina do Irão tinha sido banida pela FIFA por causa do véu islâmico.
O sonho de o Irão ter uma equipa a competir no torneio de futebol feminino nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, foi destroçado por uma decisão inesperada: o véu islâmico que as jogadoras usam durante as partidas infringe as regras da FIFA. A notícia foi conhecida instantes antes do início do jogo de qualificação diante da Jordânia, e a partida já não se realizou. No relvado, as jogadores já tinham alinhado para o começo da partida, e algumas receberam com lágrimas e consternação o facto de serem impedidas de jogar.
As futebolistas iranianas jogam com um fato de corpo inteiro e um lenço na cabeça. A responsável pelo futebol feminino da Federação iraniana, Farideh Shojaei, disse à agência Reuters que já tinham sido feitas alterações ao equipamento das mulheres no ano passado, após uma decisão da FIFA. “Fizemos as correcções solicitadas e já jogámos um encontro depois”, disse a responsável, sublinhando que se acreditava que tivesse sido aprovado pelo organismo dirigido por Joseph Blatter. [...]
Ver notícia no Público
Nenhum comentário:
Postar um comentário